CEADS

Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

Navegação

Conheça o CEADS

O Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) é um renomado centro de pesquisa vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Pesquisa (PR2). Localizado na deslumbrante Ilha Grande, o CEADS ocupa parte das instalações do antigo Instituto Penal Cândido Mendes, na pitoresca Vila Dois Rios.

Com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, o CEADS realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão que abrangem a fauna, a flora e os ecossistemas terrestres e aquáticos da região. Sua localização privilegiada na Ilha Grande, reconhecida como um dos corredores ecológicos mais importantes do mundo, permite a investigação da biodiversidade excepcional presente na área.

O compromisso do CEADS com a integração entre pesquisa, ensino e extensão resulta em atividades dinâmicas e abrangentes. Anualmente, o centro recebe cerca de 500 a 1000 pessoas, entre alunos, técnicos e pesquisadores da Uerj, que desenvolvem estudos sobre a biodiversidade local, ecossistemas, ambiente geológico e climatológico. Além das instalações no CEADS, o centro estende suas atividades pela Baía de Sepetiba e continente, onde diversas unidades acadêmicas da Universidade colaboram no desenvolvimento de projetos de pesquisa no campus da Ilha Grande, fortalecendo a produção de conhecimento sobre a região, no qual o CEADS é um espaço de excelência para a investigação científica, o aprendizado e a promoção da valorização do meio ambiente. Sua atuação contribui para o desenvolvimento sustentável da Ilha Grande, preservando seus recursos naturais e compartilhando conhecimentos com as comunidades locais.

Ecomuseu Ilha Grande

O Ecomuseu Ilha Grande, uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR3), inaugurado em 2007, é um espaço dedicado à preservação, pesquisa e divulgação do meio ambiente, história e vida sociocultural da Ilha. Composto por quatro núcleos – Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Centro Multimídia e Parque Botânico – o Ecomuseu promove ações socioculturais em parceria com os moradores da Vila Dois Rios, visando à valorização e difusão do patrimônio natural, histórico e cultural. Seu objetivo principal é envolver a comunidade como agente do processo de conservação e desenvolvimento sustentável do território da Ilha Grande. Para alcançar essa meta, o Ecomuseu se dedica à preservação, pesquisa, valorização e difusão da história, memória, cultura, identidade local e patrimônio natural, material e imaterial da região. Por meio dessas ações, busca estimular a reflexão e a prática ética em relação ao meio ambiente e à comunidade.

No Museu do Cárcere, os visitantes podem explorar a história do antigo Instituto Penal Cândido Mendes, compreendendo seu impacto na região e sua transformação em um espaço de pesquisa e conservação. O Museu do Meio Ambiente disponibiliza uma oportunidade de conhecer a rica biodiversidade e os ecossistemas terrestres e aquáticos da Ilha Grande. O Centro Multimídia proporciona uma experiência interativa, por meio de recursos audiovisuais, para aprender sobre as questões ambientais e sociais relacionadas à Ilha. Já o Parque Botânico convida os visitantes a explorarem trilhas e apreciarem a flora exuberante presente na região.

O Ecomuseu Ilha Grande valoriza a participação da comunidade local e incentiva ações conjuntas para a preservação e sustentabilidade da Ilha Grande, pois acredita que por meio da educação ambiental, aliada à valorização do patrimônio histórico e cultural, é fundamental para a construção de um futuro mais consciente e responsável.