FFP

Faculdade de Formação de Professores - São Gonçalo

Navegação

Conheça a FFP

A Faculdade de Formação de Professores (FFP), fica localizada no bairro do Patronato, no município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.Atualmente os cursos disponibilizados na unidade são licenciatura em Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Letras (Português/Literatura e Português/Inglês) e Biologia. O campus é a única unidade de uma universidade pública localizada no município, e por esse motivo, constata-se a relevância educacional e social que o campus possui no território gonçalense e também para o Brasil, prova disso é que a FFP é Centro-Membro do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), uma instituição criada pela UNESCO que conta com a participação de diversos professores doutores de universidades do mundo inteiro que investigam e compartilham temas de desenvolvimento da pesquisa e promoção do ensino das Ciências Sociais.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Os programas de pós-graduação da FFP refletem o compromisso institucional da Uerj com os processos formativos continuados com Pesquisa e Ensino, especialização: Pós-Graduação Lato Sensu; mestrado e doutorado, Pós-Graduação Stricto Sensu. Já no campo de Extensão dispõe de um corpo docente de alto nível acadêmico comprometido com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades de extensão. A FFP mantém 44 grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e mais de 100 projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento como a FAPERJ e CNPQ, entre outras fontes. Contando com 84 projetos, cursos e eventos cadastrados vinculados aos projetos, todos em diálogo com a sociedade fluminense, com órgãos do poder público e com movimentos sociais.

A história da FFP começou em 1973, oferecendo os cursos de Licenciatura de 1º Grau nas áreas de Letras, Ciências e Estudos Sociais. Nessa época a instituição fazia parte do Centro de Treinamento de Professores do Estado do Rio de Janeiro (CETRERJ). Somente no ano de 1987, a FFP foi definitivamente incorporada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em 1990, aconteceu o primeiro Concurso Público para a Faculdade