logo_uerj_barratopo.png

UEZO

Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Navegação

Conheça a UEZO

O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), foi uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, fundada em 2005 com cursos superiores tecnológicos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biotecnologia, Gestão da Construção Naval, Polímeros e Processos Metalúrgicos. Criada com o objetivo de promover o desenvolvimento da região, especialmente em relação ao porto de Itaguaí, em 2008, foram adicionados mais quatro cursos: Farmácia, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas e Ciência da Computação, ampliando assim, a oferta educacional na Zona Oeste. Até janeiro de 2009, a UEZO era vinculada à Faculdade de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ), sem autonomia administrativa e financeira, funcionando como uma unidade da rede FAETEC. Após essa emancipação, o vestibular passou a ser conduzido pelo mesmo departamento de seleção acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), melhorando o nível médio de formação dos novos estudantes e adotando o sistema de cotas, reservando 30% das vagas do vestibular para alunos pretos, indígenas, oriundos de escola pública e pessoa com deficiência.

Em 22 de março de 2022, a UEZO foi incorporada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), transformando a antiga sede universitária de Campo Grande no novo campus Uerj Zona Oeste ou Uerj-ZO. Essa incorporação foi um marco significativo na história do ensino superior na Zona Oeste do Estado, ampliando a oferta de cursos e oportunidades para os estudantes da região e consolidando ainda mais a instituição como um centro de excelência acadêmica.

Atualmente a Uerj-ZO disponibiliza os seguintes cursos de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Produção, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Farmácia e Construção Naval. Já na Pós-graduação são disponibilizados os seguintes Programas de Mestrado: Ciência e Tecnologia de Materiais, Ciência e Tecnologia Ambiental e Biomedicina Translacional. Esses programas proporcionam oportunidades avançadas de estudos e pesquisas nas áreas de ciência dos materiais, tecnologia ambiental e biomedicina translacional. Com a incorporação da UEZO pela Uerj, a oferta acadêmica na Zona Oeste do Estado foi fortalecida, proporcionando amplas oportunidades de formação e desenvolvimento profissional para os estudantes da Região. O surgimento do novo campus, Uerj-ZO, representa um marco significativo no compromisso da instituição em se tornar um centro de excelência acadêmica e impulsionar o progresso socioeconômico local.

Galeria de fotos

Contatos

Pular para o conteúdo