logo_uerj_barratopo.png

Palestra sobre saúde mental na Faculdade de Tecnologia (FAT), incentiva diálogo e escuta entre alunos, docentes e servidores sobre bem-estar mental

Na última quinta-feira (21), foi realizado na Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende, uma roda de conversa com professores, servidores e alunos sobre saúde mental mediada pelo Professor titular do Mestrado de Psicanálise e Políticas Públicas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), Luciano Elia. O Bate-papo foi uma iniciativa da Superintendência de Unidades Estratégicas (SUE) em parceria com Pró-reitoria de saúde da Uerj (PR5) e a  Faculdade de Tecnologia (FAT), visando construir juntos uma cultura de cuidado e apoio à saúde mental da comunidade acadêmica do Campus Resende.  

Estiveram presentes, Marcelo Souza, Coordenador de Integração e Desenvolvimento da SUE; Izabel Cristina Morais Gomes, Chefe do Serviço de Operacionalização de Ações em Saúde da PR5; Elaine Ferreira Torres, Professora da FAT e Diretora do Núcleo de Extensão e Cultura entre outros professores da unidade e alunos. Os assuntos pautados durante o papo foram: prevenção de suicídio, escuta ativa, atenção psicossocial aos alunos, ansiedade, pressão social, entre outros. “A nossa posição mais importante no campo da saúde a ser oferecido à população é uma escuta sem estar modelada ao protocolo de saber. Ouvir sem julgar, acolher o sofrimento psíquico do outro. O mais interessante é a escuta”, ressaltou o professor Luciano Elia. 

Marcelo Souza, Coordenador de Integração e Desenvolvimento da SUE, “Estou muito feliz de ter participado e colaborado para o evento. Foi uma palestra muito dinâmica com o alunato, servidores e docentes. Setembro é um mês para informamos sobre questões de saúde mental, escutar de forma ativa as pessoas, confortar o indivíduo para que ele saiba que não está sozinho”, contou o professor ao final do evento.

Compartilhe este conteúdo
Pular para o conteúdo