Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos de trajetória e tem participação das Unidades Estratégicas da Uerj

Escrita por Andréia Rêgo e Clara Sthel

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro e é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem ação descentralizada, isso significa que, acontece em todo o país, e tem como propósito mobilizar a população sobre a importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Durante a semana acontecem feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.  Este ano realizou a sua 20ª edição e o tema foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”

Mobilizando alunos, professores, pesquisadores e toda comunidade a produzir, pensar e mostrar de forma simplificada o uso da Ciência no cotidiano. Um dos lugares onde aconteceram atividades da SNCT, no Rio de Janeiro, foi na Zona Oeste, em Campo Grande, no Centro Esportivo Miécimo da Silva. A UERJ-ZO esteve presente com vários projetos e um deles foi o stand sobre Biotecnologia, onde foi apresentado formas sustentáveis de despoluição do meio ambiente como a utilização de Biopolímeros para a criação de sacolas plásticas, Biofertilizantes para controle biológico feitos a partir de microrganismos e nutrientes entre outros. Os biofertilizantes são adubos orgânicos produzidos a partir de resíduos vegetais e/ou animais que passam por um processo de fermentação. A partir disso, um líquido rico em nutrientes é formado. No stand da Biotecnologia UERJ-ZO havia também microscópio para uso aberto do público e uma diversa gama de amostras de fungos e bactérias de diferentes tipos, para demonstrar aos visitantes que nem todo fungo e bactéria é ruim para o corpo humano.

Outro destaque do evento foi o Stand do “Projeto Observatório da Baía de Sepetiba”, liderado pela vice-reitora da UERJ, professora Cátia Antonia da Silva. Este projeto inovador busca envolver pescadores e coletores artesanais na proteção dos manguezais por meio de métodos participativos e da criação de um acervo digital interativo. Um dos destaques do projeto é uma pesquisa coordenada pela professora Ana Cláudia da Silva Valentim, da Escola Estadual Jeannette de Souza Coelho Mannarino. Sob sua liderança, o projeto “Obtenção do Sabão Ecológico a partir do óleo de soja” se destaca como uma iniciativa que promove a sensibilização ambiental de forma prática e impactante. O foco do estudo é conscientizar os alunos sobre a importância de não descartar o óleo de cozinha usado na pia. Em vez disso, os estudantes trazem o óleo utilizado em suas casas para a escola, onde, sob a orientação de Ana Cláudia, produzem sabonetes ecológicos na sala de aula. Essa abordagem não apenas evita o descarte inadequado de óleo de cozinha, mas também enriquece a experiência educacional dos alunos.

Embora as aulas sejam ministradas em um ambiente desprovido de laboratórios especializados, a iniciativa apresentou resultados notáveis. Os alunos não apenas aprendem teoricamente, mas também têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática. A participação no projeto percebeu uma melhoria significativa nas notas dos alunos, ampliando sua compreensão sobre questões ambientais e incentivando práticas sustentáveis.

O “Projeto Observatório da Baía de Sepetiba” exemplifica o poder da educação e da ciência em ação, demonstrando como iniciativas práticas podem ter um impacto positivo não apenas na sala de aula, mas também no ambiente ecológico local. Este projeto representa um esforço louvável para aproximar a comunidade acadêmica, os alunos e os pescadores artesanais em prol da preservação do ecossistema da Baía de Sepetiba.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no CAP/UERJ: Descobertas, Inovações e Reconhecimento

O Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERJ) está orgulhoso em sediar, de 16 a 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em sua sede no Rio Comprido. A semana promete ser repleta de debates, graças a uma programação que inclui mesas redondas, oficinas e a 7ª Semana de Ciências e Tecnologia do CAP-UERJ.

Durante o evento, presenciamos em particular uma oficina de Espectroscopia. Sob a coordenação da professora Letícia, foi realizada uma prática de Espectroscopia, onde a ciência literalmente tomou forma nas mãos dos participantes. Com habilidade e criatividade, os alunos, com a orientação da professora, construíram um espectro usando papel e fragmentos de CD. Essa atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de entender, na prática, conceitos complexos de espectroscopia, mostrando que é possível aprender ciência de forma divertida e interativa.

Este evento é um exemplo claro do compromisso do CAP/UERJ em oferecer educação científica de qualidade, aliando teoria e prática de maneira inovadora. Parabéns à professora Letícia e a todos os alunos envolvidos por transformar materiais simples em uma ferramenta de aprendizagem tão significativa!

Como destaque, no dia 21 de outubro, acontecerá na sede do CAP-UERJ, no Rio Comprido, 7ª Semana de Ciências e Tecnologias do CAP-UERJ. Esta edição contará com a apresentação de trabalhos discentes, uma exposição especial com os alunos do 1º ano do Ensino Médio e um grandioso encerramento que premiará os melhores trabalhos de 2023.