Professora do IPRJ/UERJ Recebe Prêmio CREA/RJ de Meio Ambiente 2023 por Contribuições na Região Serrana do Estado

No dia 21 de setembro, a professora Marisa Cristina Guimarães Rocha, do Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ), foi agraciada com o Prêmio de Meio Ambiente do CREA/RJ de 2023. A cerimônia, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ), destacou as notáveis contribuições da professora na área de educação e preservação ambiental na Região Serrana do Estado.

Reconhecimento à Excelência Ambiental

O Prêmio de Meio Ambiente do CREA/RJ é concedido anualmente para celebrar personalidades, instituições e entidades que se destacam em suas ações e projetos em prol da preservação, defesa e conservação do meio ambiente nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, com foco no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa identificar valores morais e éticos que inspirem melhorias na qualidade de vida e comportamentos exemplares para indivíduos e organizações.

Anos de Dedicação Ambiental

Marisa Rocha foi premiada devido ao seu longo envolvimento em projetos de ensino, pesquisa e extensão na área ambiental, iniciados por meio do projeto “Cidadania das Águas” do CREA/RJ, sob a coordenação do saudoso engenheiro José Chacon de Assis.

A participação nesse projeto despertou o interesse de Marisa pela educação e preservação ambiental na Região de Nova Friburgo, notável pela sua beleza natural e rios exuberantes. Marisa envolveu estudantes das Escolas Estaduais do Ensino Médio da região, que passaram a monitorar a qualidade das águas desses rios. Com o tempo, ela estabeleceu o Laboratório de Análises de Controle Ambiental (LACAN) no IPRJ, onde os alunos realizavam análises das amostras coletadas.

Representação e Engajamento

Marisa representou a Universidade durante muitos anos em diversos Fóruns Ambientais da Região de Nova Friburgo, incluindo a Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (APA Macaé de Cima), o comitê Rio Dois Rios, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso – ICMBio), o Parque Estadual de Três Picos (PETP) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo (COMMAM).

Gratidão pelo Reconhecimento

Ao receber o prêmio, Marisa expressou sua gratidão: “Me sinto muito honrada, porque de certa forma, o CREA/RJ contribuiu para que eu desenvolvesse o interesse pelas pesquisas e estudos na área ambiental, por meio de projetos que desenvolvi anos atrás pelo Conselho e hoje estou sendo reconhecida por esta Instituição que mostrou o caminho para desenvolver ações de educação e proteção ambiental.”

A premiação reconhece não apenas as realizações passadas, mas também o compromisso contínuo de Marisa Rocha com a conservação e educação ambiental na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, deixando um legado valioso para as futuras gerações.